Bárbaras
O Bárbaras é um encontro para debater e celebrar a mulher e a diversidade. Discute e dialoga com o público temas relevantes e contemporâneos com um olhar aberto e construtivo para gerar reflexão e conscientização.
Homenageia uma das heroínas da história do Brasil: Bárbara de Alencar. Dona Bárbara foi líder da Revolução Pernambucana, da Confederação do Equador, foi presa e torturada. Mãe de Tristão Gonçalves e avó do escritor José de Alencar, Bárbara hoje tem seu nome e trajetória no “Livro dos Heróis da Pátria”, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.
Bárbaras são as mulheres negras, periféricas, trans, filósofas, historiadoras, domésticas, lésbicas, professoras e empoderadas. O Bárbaras vai reunir essas mulheres para dar voz aos temas que envolvem a sua relação com a nossa sociedade, seus direitos, seus dramas, suas conquistas, seus desafios, sua visão de mundo, entre outros assuntos. Uma convidada especial junto com uma moderadora e outras duas bárbaras em um formato bate-papo/debate de 1 hora e meia. Entre os dois painéis, o Bárbaras homenageará outras três mulheres bárbaras que tenham contribuído significativamente com o empoderamento feminino e inspirado outras bárbaras pelo Brasil.